• Roger Sampaio

Python: não, aqui não é uma cobra, mas é tão sagaz quanto


Fala meus guerreiros. Quem está antenado com a tecnologia, certamente já ouviu falar do termo 'Python' nos jornais, sites de notícias. Se você for pesquisar vagas no LinkedIn com esse termo, irá aparecer muitas oportunidades de trabalho. Afinal, o que é Python? Antes de mais nada, Python (lê 'paitón') aqui não é uma cobra e sim uma tecnologia. Iremos explorar nesse post o conceito e um conjunto de benefícios e ao final espero convencer você o porquê de estudá-la.


1. O que é Python?


Vamos começar com o conceito de linguagem de programação, meu guerreiro. O computador não entende Português, Inglês ou qualquer outro idioma do mundo, tão somente o sistema binário 0 ou 1. Tudo (fotos, imagens, documentos ...) é representado por 0 e 1, parece loucura, não é? Então para falamos com o computador precisamos de uma linguagem de programação. Assim como precisamos de um intérprete para conversar com alguém que desconhece nosso idioma, precisamos de linguagem de programação para mandarmos no computador a fazer algo. De forma mais simples, linguagem de programação é o conjunto de instruções e comandos compreensíveis ao computador. Existem várias linguagens no mercado e Python é uma delas.


Segundo o IEEE Computer Society, ela continua sendo uma das melhoras linguagens de programação já criadas, sendo altamente eficiente para desenvolver machine learning, inteligência artificial, ciência, gestão e análise de dados. Vamos citar alguns benefícios dela:


2. Ela é Portável.


Portabilidade é a capacidade de um programa ser compilado ou executado em diferentes arquiteturas (seja de hardware ou software). Python é portável, ou seja, você desenvolve um programa uma única vez e compila para que seja executado em qualquer plataforma como, por exemplo, Windows ou Linux. Para executar um programa em Python, basta ter o interpretador Python. Com certeza, a portabilidade reduz muitas horas de trabalho árduo e todo mundo fica feliz. Tranquilo e favorável.


3. Ela é 0800.


Uma das mais marcantes características é o fato de Python ser open-source. Open-source, código-aberto em Português, que diz que qualquer pessoa pode modificar o código-fonte e adaptá-lo para os mais diversos fins. Não há custo de licença, ou seja, é gratuita, você não paga absolutamente nada para usar, é 0800 (kkkkk).


4. Todo Mundo se Ajuda


Muitas pessoas ao redor do mundo desenvolvem em Python: a comunidade de usuários ativos é bem expressiva ao redor do mundo. Se você tiver qualquer dúvida quanto a utilização de alguma funcionalidade, pacote, dicas, compreensão de quaisquer erros no seu código, pode contar com ela e irá ser bem recepcionado. Através do canais Telegram, fóruns da internet, em geral o pessoal é bem receptivo e poderá te ajudar sempre que necessário. Você não está sozinho, meu guerreiro. Veja o site oficial: https://www.python.org/


5 . Ela é fácil.


Programar em Python é semelhante a escrever uma carta em inglês para o computador. Ao utilizar um comando que você nunca viu, ao ler o nome dele, você já tem uma ideia breve do que se trata. Exemplo: quando estamos manipulando arquivos, existe o método 'open'. Advinha o que ele faz, meu guerreiro? Ele abre um arquivo. 'Open' é o verbo 'abrir' em inglês. E o método close? Conforme o próprio nome sugere, ele fecha o arquivo já que 'close' é verbo 'fechar' no inglês. E o método writelines? Ele escreve no arquivo linha por linha. Write = escrever, lines = linhas. Nessa hora, saber a língua inglesa, faz toda a diferença. Programar em Python é tão fácil como roubar doce de uma criança. Veja:


6. Não há limites.


Como uma linguagem de programação, praticamente não há limites quanto ao desenvolvimento, o que delimita é sua criatividade. A comunidade Python já desenvolveu uma série de bibliotecas e pacotes para os mais variados fins. Pelo fato de possuir muitos pacotes para análise de dados, ela tem se tornado a linguagem de programação favorita dos Cientista de Dados. Exemplo de alguns pacotes:


7. E no Final das Contas


Acredito que tenha te convencido dos benefícios da linguagem Python. Fácil de aprender, sem limites praticamente para codificar, comunidade bem ativa e receptiva, portabilidade, gratuitidade fazem dessa linguagem ser sagaz como uma serpente e queridinha em especial pelos Cientista de Dados para projetos de análises de dados. E como uma dica há um curso aqui mesmo oferecida pela DATAMINUTES para iniciar seus primeiros passos. Clique abaixo:

Abraços e até a próxima, meus guerreiros.

141 visualizações0 comentário

Adoraria ouvir de você

  • YouTube
  • Ícone do Instagram Preto

© 2023 por Laura Castro. Orgulhosamente criado com Wix.com