• Roger Sampaio

Dominando Python: Aula 01 Criação de Variáveis, Tipos, Comando Print

Atualizado: 10 de jul.

Fala meus guerreiros. Como estão vocês? Espero que bem. Não há como em falar de tecnologia da informação sem mencionar a habilidade de programação. Em outras palavras, a arte de conversar no idioma das máquinas, já que elas não compreende português, inglês, francês ... Embora bastante desafiante no início dos estudos, aprender uma linguagem de programação tornará o profissional diferenciado para o mercado de trabalho além de possibilitá-lo a criação de praticamente qualquer aplicativo. Há cargos como, por exemplo, desenvolvedor, cientista de dados, engenheiro de dados entre outros, a qual a habilidade de programação é essencial. A linguagem de programação Python tem sido a mais procurada no ano de 2022 no mundo inteiro, segundo uma pesquisa da CodingNomads, de acordo com os dados coletados de listagens de empregos dos EUA e Europa. Gigantescas empresas como, por exemplo, Microsoft, Uber, Netflix, Apple recorrem a ela em várias frentes, sendo uma peça fundamental na construção de modelos de aprendizado de máquina. No ano 2022, Python superou Java, JavaScript. Veja o top 6:

Por isso optei criar a série de vídeo Dominando Python, para ensinar a programar do zero ao avançado, mesmo que você mal saiba ligar um computador. Na nossa primeira aula exploraremos em detalhes como criar variáveis, identificar quanto ao tipo e por fim utilizar o comando print. Veja:


Ao final da aula, faça o QUIZ:

Para você praticar os comando, faça também esse exercício:

Exercício 1 - Roger é um adepto aos esportes e costuma treinar na Academia Bluefit. Mensalmente treinos são passados pelos instrutores da academia, registrados no sistema. O sistema armazena diversas informações sobre Roger como, por exemplo, nome, idade, sexo, peso atual, objetivo, altura. Crie um programa em Python que armazene todas as informações citadas do aluno Roger, utilizando como referência o cadastro abaixo e ao final mostre na tela elas.


Nome: Roger Cavalcante Sampaio
Idade: 31
Peso: 75,0
Altura: 1,70
Objetivo: Hipertrofia.


O arquivo da aula se encontra aqui:

aula1
.ipynb
Download IPYNB • 47KB

IMPORTANTE! Após resolver o exercício proposto e não for estudar mais, DESLIGUE os recursos de computação para impedir geração de custos adicionais, que irão ficar ativos após a sua assinatura gratuita vencer (31 dias). Para desligar os recursos de computação, navegue até a aba "Computer", selecione o recurso e posteriormente o "Stop". Veja:


O recurso irá iniciar o processo de suspensão. Deve demorar alguns poucos minutos até ser interrompido.

Uma mensagem de sucesso será exibido no canto superior direito e o status se encontrará "Stopped". Quando precisar estudar o curso, basta apenas iniciar o recurso novamente, selecionando-o e usando a opção "Start". Repita o processo de iniciar e desligar os recursos de computação em todas as aulas.

Na aba de notificações você visualiza inclusive que o recurso de computação foi interrompido.


Beijos no coração e até mais.






31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo