CURSO PULO DO GATO MTA PYTHON 98-361

Fala meus guerreiros! Reza uma lenda que certa vez um gato ensinou todas as acrobacias e truques para uma onça a pedido dela. A onça pensou consigo mesma 'agora eu pego ele'. Então quando a onça deu o bote, o gato escapuliu, dando o famoso pulo para trás. Indignada a onça reclamou para o gato que respondeu 'Você acha mesmo que vou ensinar o meu pulo do gato?' Descubra o seu você mesma. Estória engraçada, mas retrata algo bem valioso que quero compartilhar com vocês. A DATAMINUTES destrinchou e desmitificou a certificação MTA Python da Microsoft e com isso lançou esse curso. Explore e tenha em mãos o pulo do gato para se dar nessa prova.

1. O que é esse curso? 

É um curso preparatório para a certificação da Microsoft MTA Python 98-361. MTA (Microsoft Technology Associate) é um estilo de exame da Microsoft, a nível básico, voltada principalmente para estudantes ou iniciantes na tecnologia coberta pelo exame. MTA cobrem diversas áreas de conhecimentos como, por exemplo, banco de dados, desenvolvimento entre outras. Caso você seja aprovado, recebo um certificado e um bagde da Microsoft, dizendo que você está apto a trabalhar com a tecnologia. E certamente, sua mãe ficará orgulhosa.

2. Por que se certificar?

Bem, existe uma briga e polêmica no mercado. Alguns profissionais são contra as certificações, outros a favor, em ambos os casos eles são extremistas. O argumento que os profissionais contra a certificação usam é 'há muitos profissionais certificados no mercado que são péssimos, incompetentes na sua área de atuação'. Do outro lado os que são totalmente a favor, glorificam as certificações como se fosse uma obra prima, como o único critério para provar a competência de alguém, mais do que uma universidade. Vamos entender alguns pontos. O primeiro argumento realmente procede. Mas como assim? Isso porque a certificação por si só não garante sucesso assim como um diploma de nível superior, mestrado ou doutora. No mercado de trabalho, o que realmente as empresas necessitam é de profissionais que saibam resolver problemas de negócio (e muitos vezes não importa se o profissional é certificado, formado ou não; claro que não estou desmerecendo o valor de uma formação aqui). Já o segundo argumento também recaí sobre a mesma retórica: a certificação por si só, não garante sucesso ou competência. E agora, meu guerreiro? Fazer ou não fazer? Baseado na minha experiência e de várias pessoas que vejo no mercado de trabalho, uma boa forma de posicionamento é: use a certificação como complemento aos seus estudos. O engenheiro de dados Luiz Santana, dono do blog consulta db, defende estudar para certificação não para passar na prova (ter o título), e sim para aprender a tecnologia.

Alguns benefícios da certificação são:

1 - Pode aumentar seu salário. Segundo uma pesquisa realizada pela revista 'Certification Magazine' 66% dos profissionais entrevistados (ao total foram 17.000 profissionais de TI em 33 países) relataram aumento de ganho, bônus ou incentivo.

2 - Maior credibilidade. Uma coisa é você dizer, por exemplo que sabe Python. Outra coisa é a gigantesca e famosa empresa Microsoft dizer que você está apto a trabalhar com essa tecnologia. O título da empresa certificadora tem um maior peso e credibilidade no mercado.

3 - Uma forma didática de aprender uma tecnologia. Tecnologias são lançados todos os dias e acompanhar pode ser uma verdadeiro desafio. Quando estamos diante de uma prova de certificação, ela cobre o conteúdo programático que você precisa estudar para aprender a tecnologia. Em outras palavras, seu estudo não fica desorganizado e sem rumo, pelo contrário, tem um passo-a-passo.

Bem, certificações não são tão baratas. A MTA custa em torno de $70, convertendo para real com a cotação atual de 5,88 dá um valor de R$411,00. Porém acredito ser um investimento, porque é conhecimento e conhecimento é poder. 

3. MTA vai aposentar, ainda vale a pena?

Elas vão se aposentar em breve. As licenças para realizar o exame podem ser adquiridas até 30/06/2021, após essa data não é possível comprar mais a prova. Os exames são desativados em 30/06/2022, ou seja, o título fica disponível no seu transcript até essa data. E por fim caso você tenha um título MTA, ele permanece ativo no seu transcript por dois anos (até 30/06/2022). Após essa data, ele é movida para a seção 'Histórico de certificação' do seu transcript. Do outro lado, a linguagem Python continua em exponencial crescimento. Ela foi eleita a segunda linguagem mais popular no ano de 2020 segundo a pesquisa de ranking do Redmonk. E por esse motivo e todos os benefícios citados no item 2, ainda vale a pena investir. Captou a mensagem, guerreiro?

4. Como é a metodologia?

O curso é ministrado por meio de vídeo-aulas mais exercícios (quizes ao final de capítulos para avaliar o conhecimento). 

5. Como é a forma de avaliação?

Depois de assistir todas as aulas, o curso licença o simulado final. Deve-se ter um percentual de acertos de 70% ou superior para ser aprovado e a udemy emitir o certificação de conclusão, contabilizando as horas de todas as aulas.

6. Qual é o público-alvo do curso?

Estudantes ou profissionais de quaisquer área que desejam ser aprovados na certificação MTA Python.

7. Há pré-requisitos? Quais?

Sim, os alunos devem saber lógica de programação (Portugol) ou conhecimento básico em qualquer linguagem de programação. Caso você não saiba, pode adquirir primeiro o nosso curso 'Algoritmos e Programação' e depois acessar ele. Clique na imagem abaixo.

logoCurso.jpg

8. Qual a grade curricular do curso?

O curso trabalha com uma série de itens de Python: 1. Criação de Variáveis e Tipos, 2. Conversão entre Tipos, 3. Construção de Loops e Condicionais, 4. Criação de Funções Anônimas e Definidas, 5. Documentação de Código, 6. Utilização de Diversos Módulos (Math,OS,...), 7. Trabalhando com Arquivos, 8. Manipulando Exceções, 9. Uso de Estruturas de Dados Listas, Tuplas e Dicionários, 10. Criação e Uso de Strings. 

 

9. Não conheço a marca DATAMINUTES, como confiar?

Fique a vontade para explorar outros cursos, inclusive o gratuito 'SQL de Cada Dia'. Se você gostar da didática e fizer sentido para você, adquira esse. E veja o que as pessoas estão dizendo:

10. E se eu não gostar?

A própria udemy faz o reembolso para você. Após a compra, você tem um período de 30 dias para testar, avaliar o curso e solicitar o reembolso. 

 

11. Quais as formas de pagamento?

Boleto bancário ou cartão de crédito.

Se fez sentido para você, adquira já o curso, custa menos que um lanche do MCDonalds. Clique na imagem para comprar. Abraços meu guerreiro!

buy.jpeg

Adoraria ouvir de você

  • YouTube
  • Ícone do Instagram Preto

© 2023 por Laura Castro. Orgulhosamente criado com Wix.com